Algumas dicas de como preparar sua festa de aniversário em casa

por Alex F. da Costa
Festa de criança em casa. Simples. Chama meia dúzia de convidados, parentes(tios, tias, avós e amiguinho(a) mais próximo(a) do colégio, um bolinho(feito em casa mesmo) uns docinhos (feito com moça fiesta), chapeuzinho, pratinho e guardanapos do mesmo tema comprado em qualquer loja do gênero, cantou parabéns, abriu os presentes e pronto pessoal muito obrigado(a).
Não! Não é nada disso! Este post valeria para os anos 80, 70 e mais para trás um pouquinho.
Hoje as comemorações são bem mais elaboradas e convenhamos muito mais agradável, divertida, charmosa entre outras características positivas. Mas com isso vem muito trabalho e um certo planejamento, seja financeiro, logístico ou estrutural, pois dependendo do serviço terceirizado tem que fazer reserva com um bom tempo de antecedência (às vezes até 1 ano antes).
As casas de festas hoje em dia tem toda a estrutura pronta é só pagar, chegar no dia e curtir, acabou vamos embora e a bagunça o pessoal arruma. Ótimo. Mas este é um tópico para outro dia, o que busco hoje é dar algumas dicas para aqueles que estão com o orçamento apertado ou aqueles que querem dar um toque diferente, já que às vezes fazer a festa em play, sítio, apartamento ou outro lugar privado não é sinônimo de economia mas sim de personalização, pois tenho certeza que sua festa será única, com decorações que serão a sua “cara” e um ar da sua personalidade.
O planejamento consiste em termos uma data definida para o evento para em seguida preparar a lista de convidados e ter um orçamento como base (pois às vezes sai um pouquinho). E daí a produção de seu evento já começou, atente-se para lugares abertos, onde dependendo da época e região costuma-se chover e você terá que alugar uma cobertura.





Quanto comprar de comida e bebida?
Saber quanto comprar ou contratar (em caso de buffet) evita que seu marido, pai, irmão ou amigo tenha que sair correndo da sua festa para ir atrás de algo que faltou, aqui fica uma dica:
Doces – de 3 a 5 por pessoa;
Salgados – de 8 a 10 por pessoa;
Refrigerantes – de 6 a 8 copos pequenos por pessoa.


Muito importante começar o contato com profissionais pelo menos com uns 6 (seis) meses de antecedência pois como ressaltei no começo do “post” dependendo do serviço contratado, com 1 (um) ano antes a agenda já está cheia, portanto se precaver nunca é demais.

Tema
1


Tem que ser escolhido antes, pois a partir dele que sua festa irá tomar forma e cores, use a criatividade para inventar temas lúdicos e divertidos.
Decoração
2


Para compor uma decoração econômica e charmosa, use ideias relacionadas a papelaria personalizada caso você não tenha nenhum inclinação para design, tem muitos profissionais no mercado oferecendo bons serviços a preços justos. Use e abuse da imaginação crie totens, tags, painéis, brindes e o que mais estiver ao seu alcance, junto a estas impressões e recortes utilize o que você tem em casa, louças, caixas, pelúcia, enfim o que der harmonia na composição.
Convite
3


Do virtual ao impresso passando pelo artesanal, escolha qual tipo de convite é o seu perfil.
Lembrancinha
4


Hoje são inúmeras as formas de agradecer ao seu convidado sua estimada presença, os imãs de geladeira são tradicionais e indispensáveis já que o custo não é mais o problema, as marmitinhas (que podem ser recheadas de doces) se tornou uma excelente opção até mesmo pela praticidade sem deixar de ser charmosa e dentro do que o seu bolso permitir vamos desde bolsinhas com guloseimas e brinquedos a porta-retratos  e outros itens mais sofisticados


Fotos: Beta Bernardo Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário